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O olhar para a pessoa do educador
Maity Lotufo L. de Moraes
Observações do Universo Infantil
Luísa Jun Nagashima
Bibliografias
Brincadeiras Regionais
O Projeto
O objetivo do projeto Rede de Brincadeiras Regionais do Brasil é o de formar uma rede de intercâmbio entre diferentes instituições e/ou pessoas físicas do país, que valorizem e resgatem as brincadeiras de suas regiões, consideradas como um patrimônio da cultura local.
Acreditamos que este patrimônio de brincadeiras pode ser enriquecido e divulgado de forma mais ágial, fazendo uso da rede, assim como incrementando a troca, o estudo e a pesquisa de brincadeiras e informações entre as diferentes regiões do país.
Na década de 70 começou a ser desenvolvido um projeto internacional com o intuito de resgatar os Jogos Tradicionais do mundo. Este projeto foi uma iniciativa da Universidade de Belgrado, Iugoslávia e da OMEP (Organização Mundial de Educação Pré-escolar) mundial. Porém, não foi para frente enquanto projeto internacional.
No Brasil o projeto começou em 1990 a partir da coletânea realizada e registrada com a publicação do livro “A arte de brincar” de Adriana Friedmann (Ed. Scritta), resgatando brincadeiras tradicionais na cidade de São Paulo. Em 1993 foi desenvolvida no Labrimp (Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos) da Faculdade de Educação da USP, uma pesquisa que registra mais de 1000 brincadeiras nas regiões Centro Oeste, Sul e Norte do país. Em 1999, com o incentivo do resgate e da valorização do brincar nas instituições de Educação Infantil, promovido pelo MEC através dos novos Parâmetros Curriculares, alguns pólos em diferentes regiões do país, têm refletido a esse respeito e feito levantamentos de brincadeiras regionais.
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